segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O que é um Domínio e Hospedagem de Site

Uma vez perguntei para um amigo: aonde fica a internet? ele respondeu: sei lá, nos Estados Unidos..

A verdade é que a internet fica em todo o mundo, no seu computador, no meu, a internet é na verdade um rede ( como redes de computadores ) que liga quase todos os computadores do mundo.

Então aonde ficam os sites? Os sites ficam "hospedados" nos servidores, que são nada mais nada menos do que computadores ( melhores que os que costumamos usar ) e que ficam conectados 24 horas/dia na internet.

Existem servidores gratuitos e servidores pagos. Dependendo do que você quer para o seu site, existirá sempre a melhor opção.

Por exemplo, se você quer só um blog, um servidor grátis dá conta do recado como é o caso do blogspot

Caso você queira algo mais profissional, como por exemplo uma loja virtual ou um site que vá lidar com trasmissão de dados eu recomendo utilizar um servidor pago, o meu preferido ( custo X beneficio ) era a locaweb até eles aprontarem uma e deixar meu site fora do ar, e ainda não me darem explicações, foram muito anti-profissionais, por isso não recomendo mais para ninguém, como costumava fazer antigamente. Acho que caiu muito de nível e não vale o preço que cobra.

O Dominio é um nome ( URL ) dado ao seu site na web, por exemplo o dominio desse blog é:
sitecriar.blogspot.com e qualquer pessoa que escrevê-lo no internet explorer poderá acessá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

By Who